Adbox

Joaquim Levy deixa Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa assume a pasta

Novo ministro sempre foi contra cortes drásticos nos gastos públicos

Veja

Nelson Barbosa mudou de endereço na Esplanada dos Ministérios, deixa o Planejamento e será o novo ministro da Fazenda do governo Dilma Rousseff. O anúncio oficial será feito ainda nesta sexta-feira.

Barbosa, de 46 anos, já era cotado para a Fazenda no fim de 2014, quando Dilma escolhia os nomes do primeiro escalão de seu segundo mandato. Seu nome agradava mais ao PT do que o de Levy, que acabou sendo escolhido. Quando os rumores de saída de Levy começaram a circular nos últimos meses,

Levy chegou à Fazenda com o compromisso de tentar ajustar as contas públicas e com foi o escolhido como o nome para ajustar ganhou esse apelido em passagens anteriores pelo governo - primeiro, no mandato de Fernando Henrique Cardoso, quando foi secretário adjunto de Política Econômica e economista-chefe do Planejamento e, já na gestão Lula, chefe do Tesouro.

Ph.D em Economia pela New School for Social Research, de Nova York, e secretário executivo do Ministério da Fazenda no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, de 2011 a 2013, Barbosa exerceu diversos cargos na administração Federal, incluindo Secretário de Acompanhamento Econômico 2007 a 2008 e Secretário de Política Econômica, de 2008 a 2010, no Ministério da Fazenda.

O economista foi também Presidente do Conselho do Banco do Brasil entre 2009 e 2013 e Membro do Conselho de Administração da Vale de 2011 a 2013. No governo, Barbosa é lembrado por passagens pelo Banco Central, entre 1994 e 1997, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, entre 2005 e 2006, e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, esteve em 2003.

Além dos cargos públicos, Barbosa atuou como Professor Titular da Escola de Economia de São Paulo (FGV-EESP), Professor Adjunto 20hs do Instituto de Economia (IE/UFRJ), Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV) e membro dos conselhos de administração da Cetip e do Banco Regional de Brasília (BRB).
Share on Google Plus

About Sanchilis Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário